Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Acolhimento na Educação Infantil Alinhado à BNCC

O Plano de Aula: Acolhimento na Educação Infantil é uma ferramenta essencial para educadores que buscam criar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento integral das crianças desde o primeiro dia de aula. Neste plano, você encontrará estratégias detalhadas e atividades cuidadosamente selecionadas, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para facilitar a adaptação das crianças ao ambiente escolar.

Ao longo deste conteúdo, serão abordados métodos para estimular a socialização, a empatia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fundamentais para o bem-estar e o crescimento saudável das crianças.

Este plano oferece uma variedade de recursos e atividades, desde leituras interativas e jogos cooperativos até momentos de expressão artística e música, todos projetados para criar uma experiência de aprendizagem acolhedora e inclusiva na educação infantil.

Plano de Aula Completo: Acolhimento e Socialização

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 2 horas

Objetivos Gerais:

  • Promover um ambiente acolhedor para as crianças na educação infantil.
  • Estimular a socialização, a empatia e o respeito mútuo entre as crianças.
  • Desenvolver habilidades socioemocionais, como colaboração e comunicação.
  • Ajustar as crianças à rotina escolar de forma suave e receptiva.

Campos de Experiência (Base Nacional Comum Curricular – BNCC):

O eu, o outro e o nós:

  • Incentivar o reconhecimento das emoções próprias e dos colegas.
  • Estimular a colaboração e a interação saudável entre as crianças.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

  • Fomentar a expressão de sentimentos e pensamentos através de atividades lúdicas.
  • Desenvolver a capacidade de escuta e diálogo.

Recursos para o acolhimento na educação infantil:

  • Livros infantis sobre amizade e emoções.
  • Músicas infantis para dançar e relaxar.
  • Materiais para desenho (lápis de cor, giz de cera, papel).
  • Brinquedos e jogos cooperativos.

Passo a Passo:

1 – Acolhimento Inicial (15 minutos):

  • Recepcionar as crianças com música suave.
  • Roda de conversa: cada criança fala seu nome e algo que gosta.

2 – Leitura Interativa (20 minutos):

  • Ler um livro infantil que aborde temas como amizade e sentimentos.
  • Discutir o livro, perguntando às crianças sobre suas experiências e sentimentos relacionados.

3 – Atividade de Desenho (30 minutos):

  • Pedir para as crianças desenharem sobre algo que as faz felizes.
  • Promover a partilha dos desenhos, incentivando a expressão oral e a escuta.

4 – Atividades Lúdicas (30 minutos):

  • Jogos e brincadeiras que promovam a cooperação, como construir uma torre em grupo ou jogos de tabuleiro simples.

5 – Música e Movimento (15 minutos):

  • Dançar e se movimentar ao som de músicas infantis.
  • Atividades como “estátua musical” para promover a coordenação e a atenção.

6 – Hora do Conto (10 minutos):

  • Contação de uma história curta que enfatize a amizade e o respeito.

Encerramento (10 minutos):

  • Roda de conversa para refletir sobre o dia.
  • Destacar a importância do acolhimento e da amizade.
  • Canção de despedida para encerrar o dia de forma tranquila.

Atividade de Casa (Opcional):

  • Levar para casa um desenho feito por um colega, incentivando a apreciação do trabalho do outro.

Este plano de aula é ideal para promover um ambiente acolhedor e integrativo na educação infantil, atendendo às diretrizes da BNCC e focando no desenvolvimento socioemocional das crianças. Com uma abordagem que valoriza a individualidade de cada aluno e incentiva o respeito mútuo, este plano é uma ferramenta poderosa para construir uma base sólida de confiança, empatia e cooperação desde os primeiros anos escolares.

Plano de Aula: Acolhimento na Educação Infantil
Plano de Aula: Acolhimento na Educação Infantil Alinhado à BNCC 2

As atividades propostas são projetadas não apenas para facilitar a transição das crianças para a vida escolar, mas também para enriquecer suas habilidades de comunicação, criatividade e colaboração. Além disso, ao incorporar elementos lúdicos e interativos, este plano assegura que o aprendizado seja uma experiência prazerosa e envolvente.

Implementando este plano, os educadores estarão contribuindo significativamente para o desenvolvimento holístico das crianças, preparando-as não apenas academicamente, mas também para os desafios sociais e emocionais da vida.

1 comentário em “Plano de Aula: Acolhimento na Educação Infantil Alinhado à BNCC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *