Pular para o conteúdo

Atividade de Acolhimento na Educação Infantil Alinhada à BNCC

O acolhimento na Educação Infantil é um momento crucial para estabelecer um ambiente positivo e de confiança entre as crianças e os educadores. Essa prática não só ajuda na adaptação dos pequenos ao ambiente escolar, mas também promove o bem-estar emocional, facilitando o processo de aprendizagem. Neste plano de aula, focaremos em atividades de acolhimento que são essenciais para criar um vínculo afetivo e uma rotina segura e confortável para as crianças.

Relação com a BNCC

Campo de Experiência trabalhado: O eu, o outro e o nós
Código equivalente na BNCC: EI03EO03 – “Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios”.

Tema: Atividades de Acolhimento para Educação Infantil

Faixa Etária

3 a 5 anos

Duração

3 horas (dividido em duas sessões de 1,5 horas cada)

Objetivos Gerais

Recursos

Passo a Passo

Sessão 1: Conhecendo o Ambiente e os Amigos

Sessão 2: Criando Laços Afetivos

Conclusão

As atividades de acolhimento na Educação Infantil são fundamentais para estabelecer um primeiro contato positivo com o ambiente escolar. Elas ajudam a criar um espaço seguro e acolhedor, onde as crianças se sentem valorizadas e parte de uma comunidade. Essas atividades promovem o desenvolvimento emocional e social, essenciais para o crescimento saudável dos pequenos.

Perguntas Relacionadas à atividade de acolhimento educação infantil:

4 comentários em “Atividade de Acolhimento na Educação Infantil Alinhada à BNCC”

  1. Avatar de Maria joelça de Sousa maia

    Amei as dicas de acolhimento, realmente á acolhida é muito importante para recebe os nossos alunos todos os dias na sala de aula,á acolhida é uma demonstração do que será as nossas aulas além disse cria um elo de confiança entre todos os envolvidos,alunos,professores e escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *