Pular para o conteúdo

Atividade Dentro e Fora na Educação Infantil Alinhada à BNCC: Uma Abordagem Lúdica

A educação infantil é um momento crucial no desenvolvimento de habilidades e competências nas crianças. Realizar atividades dentro e fora da sala de aula, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), potencializa a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos pequenos. Neste plano de aula, focaremos na atividade dentro e fora na educação infantil por meio de dinâmicas que promovem a interação com diferentes ambientes, estimulando o aprendizado através de experiências diversificadas.

Relação com a BNCC

Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Este plano de aula está alinhado ao campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC, visando o desenvolvimento da percepção espacial, a compreensão de conceitos matemáticos iniciais e o estímulo à curiosidade e ao pensamento crítico sobre o mundo que nos cerca.

Tema: Explorando o Mundo Dentro e Fora da Sala

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: Uma manhã ou tarde (aproximadamente 3 horas)

Objetivos Gerais

  • Promover a exploração e a interação com o ambiente, tanto interno quanto externo, estimulando a observação e a curiosidade.
  • Desenvolver noções básicas de matemática, como contagem, formas geométricas e medidas, através de atividades práticas.
  • Estimular o desenvolvimento motor, a criatividade e a expressão oral das crianças.

Recursos

  • Objetos de diferentes formas, tamanhos e cores.
  • Espaço ao ar livre seguro para exploração.
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, tintas).
  • Contos infantis relacionados à natureza e ao espaço.
  • Equipamento de medição simples (fitas métricas, régua).
bncc
Atividade Dentro e Fora na Educação Infantil Alinhada à BNCC: Uma Abordagem Lúdica 2

Passo a Passo

Dentro da Sala de Aula

1. Roda de Conversa: O Que Sabemos Sobre o Espaço ao Nosso Redor? (15 minutos)

  • Iniciar com uma conversa sobre os diferentes espaços que conhecemos: dentro de casa, na escola, no parque, etc.
  • Discutir sobre as diferenças entre estar dentro e fora de um espaço.

2. Atividade de Classificação e Contagem (30 minutos)

  • Utilizar objetos de diferentes formas e tamanhos para que as crianças possam classificá-los e contá-los.
  • Fomentar a observação de características como cor, tamanho e forma.

3. Hora do Conto: Histórias Que Conectam com o Exterior (30 minutos)

  • Ler um conto infantil que envolva exploração ou aventura ao ar livre, incentivando as crianças a imaginar o espaço descrito.

Fora da Sala de Aula

4. Exploração do Ambiente Externo (45 minutos)

  • Realizar uma caminhada segura pelas áreas externas da escola ou parque próximo, incentivando as crianças a observarem e descreverem o que veem.
  • Propor que identifiquem formas geométricas na natureza ou no ambiente urbano.

5. Atividade Prática de Medição (30 minutos)

  • Utilizar fitas métricas ou régua para medir e comparar objetos encontrados no exterior, como folhas, pedras, etc.

6. Atividade Artística: Representando o Que Vimos (30 minutos)

  • De volta à sala, proporcionar materiais para que as crianças desenhem ou pintem algo que chamou sua atenção durante a exploração externa.

Encerramento

Concluir com uma roda de conversa para compartilhar as experiências e aprendizados do dia. Este momento é crucial para reforçar a observação, a expressão e o pensamento crítico sobre as atividades realizadas.

Principais Dúvidas sobre o tema dentro e fora na educação infantil

Como adaptar as atividades para diferentes espaços externos?

Adapte as explorações ao ambiente disponível, seja ele um parque, um pátio escolar ou até mesmo uma área urbana segura. O importante é a observação e a interação com o ambiente.

É possível realizar este plano de aula com faixas etárias diferentes?

Sim, ajuste a complexidade das atividades conforme a idade e o desenvolvimento das crianças. O foco deve ser sempre na exploração, observação e expressão.

Como garantir a segurança das crianças em atividades externas?

Sempre realize as atividades externas em locais seguros, supervisione as crianças constantemente e mantenha um ratio adequado de adultos por criança.

Este plano de aula visa a explorar o potencial educativo de ambientes internos e externos, alinhado às diretrizes da BNCC, para proporcionar uma aprendizagem significativa e integral na educação infantil.

2 comentários em “Atividade Dentro e Fora na Educação Infantil Alinhada à BNCC: Uma Abordagem Lúdica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *