Atividade Letra J na Educação Infantil de acordo com a BNCC

letra J na Educacao Infantil

Neste plano de aula, vamos explorar a letra J na Educação Infantil, proporcionando um ambiente lúdico e interativo para as crianças aprenderem sobre essa letra. As atividades planejadas buscam estimular o reconhecimento da letra J, sua sonoridade, e a identificação de palavras que iniciam com essa letra, promovendo um aprendizado divertido e significativo.

Relacionando a Atividade sobre Letra J à BNCC

Este plano de aula está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente com o campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação, código EI03EF05: Identificar sons e letras no início das palavras e EI03EF07: Reconhecer a escrita do próprio nome e de outras palavras do seu cotidiano.

Plano de Aula: Explorando a Letra J na Educação Infantil

Tema: Aprendendo a Letra J

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 3 horas

Objetivos Gerais:

  • Reconhecer e identificar a letra J.
  • Estimular a pronúncia correta da letra J.
  • Identificar palavras que começam com a letra J.
  • Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades de escrita e desenho.

Campos de Experiência (BNCC):

  • Escuta, fala, pensamento e imaginação:
    • Identificar a letra J em diferentes contextos.
    • Participar de atividades de contação de histórias envolvendo palavras com a letra J.
  • Traços, sons, cores e formas:
    • Explorar a letra J através de atividades artísticas.

Recursos:

  • Cartazes com a letra J.
  • Livros e imagens de objetos que começam com a letra J.
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, tintas, pincéis).
  • Música com palavras que incluem a letra J.
  • Jogos de letras e palavras.

Passo a Passo

Aquecimento (15 minutos):

  • Recepção: Cumprimentar as crianças e formar uma roda de conversa.
  • Apresentar a letra J em um cartaz, perguntando se conhecem alguma palavra que comece com essa letra.

Atividade de Leitura e Identificação (30 minutos):

  • Leitura de um livro infantil com várias palavras que começam com a letra J.
  • Fazer perguntas sobre a história, destacando as palavras iniciadas com a letra J.

Roda de Conversa (15 minutos):

  • Discutir com as crianças as palavras aprendidas, incentivando-as a falar outras palavras que conhecem com a letra J.

Atividade de Desenho e Escrita (30 minutos):

  • Fornecer materiais de arte e pedir que as crianças desenhem objetos que começam com a letra J.
  • Incentivar a escrita da letra J e das palavras desenhadas.

Atividade de Música e Movimento (20 minutos):

  • Cantar uma música que contenha várias palavras com a letra J, usando gestos para tornar a atividade mais dinâmica e divertida.

Lanche (15 minutos):

  • Pausa para lanche, incentivando a socialização e conversas sobre o que aprenderam.

Jogo Educativo (30 minutos):

  • Organizar um jogo de identificação de letras e palavras, onde as crianças devem encontrar e mostrar objetos ou imagens que começam com a letra J.

Encerramento (15 minutos):

  • Reunir as crianças em uma roda para recapitular o que aprenderam sobre a letra J.
  • Perguntar qual atividade mais gostaram e revisar algumas palavras aprendidas.
  • Distribuir uma atividade de casa simples, como colorir uma página com objetos que começam com a letra J.

Conclusão

Este plano de aula foi desenvolvido para proporcionar um aprendizado lúdico e interativo sobre a letra J na Educação Infantil. As atividades foram planejadas para estimular o reconhecimento, a pronúncia e a identificação de palavras com a letra J, integrando diferentes formas de aprendizado e cumprindo os objetivos da BNCC.

FAQ

1. Qual é o objetivo principal deste plano de aula? O objetivo é ensinar as crianças a reconhecer, identificar e usar a letra J em diferentes contextos.

2. Quais campos da BNCC são abordados neste plano? Principalmente Escuta, fala, pensamento e imaginação e Traços, sons, cores e formas.

3. Como posso adaptar este plano para crianças mais novas? Simplifique as atividades de escrita e foque mais em músicas e jogos de identificação de letras.

4. Que tipo de recursos são necessários? Cartazes, livros, materiais de arte, músicas, e jogos educativos envolvendo letras e palavras.

5. Quanto tempo dura o plano de aula? O plano de aula tem a duração de aproximadamente 3 horas.

Avatar de Maria Clara
Acadêmica de Pedagogia, Mãe da Ísis e do Noah e apaixonada por atividades e recursos didáticos para educação infantil.