Pular para o conteúdo

Atividades Dia do Livro Infantil para o 1º Ano: Descobrindo um Mundo de Fantasia e Aprendizado

O Dia do Livro Infantil é uma data especial que nos permite mergulhar no mundo da imaginação e da criatividade através da literatura. É uma oportunidade para apresentar às crianças o valor dos livros, despertando nelas o interesse pela leitura desde cedo. Neste plano de aula, focaremos em Atividades Dia do Livro que celebram essa data, incentivando os pequenos a descobrir e a se encantar com as histórias e os personagens que povoam o universo literário infantil.

A Magia da Leitura no Início da Infância

A importância do contato precoce com livros

Desde os primeiros anos de vida, o contato com os livros pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Ao introduzir o mundo mágico dos livros para crianças do 1º ano, não estamos apenas ensinando-as a ler; estamos abrindo portas para um universo de fantasia, conhecimento e descoberta. A leitura estimula a imaginação, enriquece o vocabulário e ajuda a desenvolver a capacidade de concentração e empatia, permitindo que as crianças se coloquem no lugar dos personagens.

Desenvolvendo o amor pela leitura

Cultivar o amor pela leitura desde cedo é um presente que acompanhará as crianças por toda a vida. Para tanto, é essencial que as atividades propostas sejam divertidas, interativas e, sobretudo, significativas. Através de histórias que capturam sua imaginação, as crianças do 1º ano podem aprender lições valiosas sobre amizade, coragem, diversidade e respeito. Assim, o Dia do Livro Infantil se torna uma oportunidade perfeita para reforçar esses valores, através de atividades que encantam e educam.

Celebrando o Dia do Livro Infantil

A origem e importância dessa data

O Dia do Livro Infantil é celebrado em homenagem ao escritor Hans Christian Andersen, conhecido mundialmente por seus contos de fadas, que continuam a encantar crianças e adultos por todo o mundo. Essa data celebra não apenas a obra de Andersen, mas também a importância da literatura infantil como um pilar fundamental na formação de leitores críticos, imaginativos e apaixonados pela leitura.

Atividades sugeridas para o 1º ano

Para celebrar esta data especial, podemos organizar uma série de atividades que estimulem o interesse das crianças pela leitura. Uma “parada dos personagens” pode ser uma forma divertida de começar, com cada criança vestindo-se como seu personagem favorito de um livro infantil. Seguido por uma sessão de leitura compartilhada, onde histórias clássicas e novos títulos são explorados, promovendo a troca de impressões e ideias entre os pequenos leitores.

Atividades Interativas e Educativas

Criação de marcadores de página temáticos

Uma atividade artística que combina leitura com criatividade é a confecção de marcadores de página personalizados. Usando materiais simples como papel cartão, lápis de cor, glitter e adesivos, as crianças podem criar marcadores temáticos inspirados em seus livros favoritos. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também reforça a conexão emocional com a leitura, ao tornar o ato de marcar a página uma parte mais pessoal e significativa da experiência do livro.

Hora do conto: Uma aventura interativa

A “Hora do Conto” é um clássico que nunca perde seu encanto. Transformá-la em uma aventura interativa, onde as crianças participam ativamente da narrativa, pode tornar a experiência ainda mais memorável. Utilizando fantoches, cenários simples e até mesmo tecnologia, como apps de realidade aumentada, os contadores de histórias podem trazer os enredos à vida, encorajando as crianças a interagirem com a história, preverem desfechos e até mesmo criarem suas próprias versões dos eventos.

Incorporando Tecnologia no Aprendizado

Aplicativos e e-books interativos para crianças

A tecnologia pode ser uma aliada valiosa no incentivo à leitura. Aplicativos e e-books interativos oferecem uma nova dimensão às histórias, com recursos que permitem às crianças interagir com os elementos da narrativa, ouvir sons e músicas relacionadas, e até mesmo gravar suas próprias vozes narrando as histórias. Esses recursos podem ser particularmente atraentes para crianças do 1º ano, combinando a magia da leitura com a fascinação pelo digital de forma educativa e divertida.

A realidade aumentada transformando a leitura

A realidade aumentada (RA) está transformando a maneira como as crianças interagem com os livros. Livros que utilizam RA permitem que as crianças vejam os personagens e cenários saltarem das páginas através de uma tela de tablet ou smartphone, criando uma experiência de leitura imersiva e interativa. Essa tecnologia não só torna a leitura mais atraente para os nativos digitais, mas também ajuda a reforçar a compreensão do texto, ao visualizar elementos da história de maneira tridimensional.

Construindo uma Biblioteca de Sala de Aula

Escolhendo livros adequados para o 1º ano

A construção de uma biblioteca de sala de aula que seja convidativa e inclusiva requer cuidadosa seleção de títulos que atendam aos interesses e ao nível de leitura das crianças do 1º ano. Livros com muitas ilustrações, textos curtos e temas relevantes para sua idade são ideais. É importante incluir uma diversidade de gêneros, como contos de fadas, livros de ciências, poesias e histórias de aventura, garantindo que haja algo que ressoe com cada criança.

Organizando uma troca de livros entre alunos

Uma troca de livros pode ser uma excelente maneira de renovar o interesse pela leitura e promover a socialização entre os alunos. Cada criança traz um livro de casa que já leu e troca com um colega, dando a todos a oportunidade de levar para casa um novo livro para explorar. Além de ser uma atividade econômica, incentiva as crianças a compartilharem suas histórias favoritas e descobrirem novos autores e gêneros.

Envolver a Comunidade Escolar

Atividades de leitura com pais e responsáveis

O envolvimento dos pais e responsáveis nas atividades de leitura é essencial para reforçar a importância da literatura na vida das crianças. Organizar eventos de leitura em família na escola, onde pais e filhos possam compartilhar histórias, realizar oficinas de leitura e escrita criativa juntos, são formas de fortalecer essa conexão. Esses momentos proporcionam não apenas o desenvolvimento de habilidades de leitura, mas também fortalecem os laços familiares e comunitários em torno da literatura.

A importância do exemplo adulto na formação de jovens leitores

Adultos que leem regularmente e compartilham seu amor pelos livros com as crianças servem como modelos inspiradores. Professores e pais podem organizar “círculos de leitura” onde discutem livros lidos por prazer, compartilhando suas experiências e recomendações com as crianças. Essa prática demonstra que a leitura é uma atividade valiosa e prazerosa, incentivando as crianças a desenvolverem seu próprio hábito de leitura.

Atividades Dia do Livro
Atividades Dia do Livro

Relação com a BNCC

Atividades Dia do Livro

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Código: EI03EF03 – Escutar histórias lidas, contadas, além de ouvir com atenção a leitura de poemas e outros gêneros, demonstrando compreensão.

Faixa Etária

Educação Infantil (crianças de 5 a 6 anos).

Objetivos

  • Despertar o interesse e o prazer pela leitura entre as crianças.
  • Estimular a imaginação e a criatividade através do contato com diferentes obras literárias infantis.
  • Promover a interação e o compartilhamento de experiências literárias entre os alunos.

Recursos

  • Livros infantis variados.
  • Materiais para desenho (lápis de cor, giz de cera, papéis).
  • Dispositivo de áudio para ouvir histórias narradas.
  • Fantoches ou bonecos de personagens de livros infantis.

Passo a Passo

  1. Abertura (20 minutos): Comece a aula apresentando o conceito do Dia do Livro Infantil, explicando a importância da leitura e como os livros podem ser portais para outros mundos cheios de aventuras e descobertas.
  2. Hora do Conto (30 minutos): Escolha um livro infantil clássico e faça uma leitura interativa, utilizando fantoches ou bonecos para representar os personagens. Faça perguntas durante a leitura para engajar as crianças e estimular a compreensão da história.
  3. Atividade Criativa (40 minutos): Após a leitura, proponha uma atividade de desenho onde cada criança escolhe seu personagem favorito da história e cria uma nova aventura para ele em desenho. Incentive-os a compartilhar suas criações e as histórias por trás delas com os colegas.
  4. Estação de Livros (30 minutos): Organize um espaço na sala com diversos livros infantis dispostos para livre exploração. Permita que as crianças escolham livros para folhear, ver as ilustrações e, se possível, tentem ler. Este é um momento de livre escolha e descoberta.
  5. Roda de Conversa (10 minutos): Finalize o dia reunindo as crianças para conversar sobre as atividades do dia. Pergunte sobre o que aprenderam, qual livro gostaram mais e por quê, incentivando o compartilhamento de ideias e impressões.

Conclusão

O Dia do Livro Infantil é uma celebração que reforça a importância da leitura no desenvolvimento infantil, abrindo portas para a imaginação, criatividade e conhecimento. As atividades propostas visam não apenas homenagear essa data, mas também instigar nos pequenos o amor pelos livros, que serão companheiros por toda a vida. Que cada história lida e cada personagem descoberto sejam sementes para futuras aventuras no vasto mundo da literatura.

Perguntas Frequentes

Qual é o objetivo da atividade criativa?

Estimular a imaginação e a criatividade das crianças, permitindo que elas criem suas próprias histórias a partir de personagens já conhecidos.

Por que é importante celebrar o Dia do Livro Infantil?

Para destacar a importância da leitura no desenvolvimento infantil, promovendo o gosto pela literatura desde cedo.

Como escolher os livros para a Estação de Livros?

Opte por uma variedade de livros com muitas ilustrações, temas diversos e adequados à faixa etária, para atender aos diferentes interesses das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *