Como Trabalhar o Carnaval na Educação Infantil

como trabalhar carnaval na educação infantil

O Carnaval é uma das festas mais coloridas e alegres celebradas no Brasil, marcada por música, dança e fantasias. Integrar o Carnaval na Educação Infantil pode ser uma forma excelente de explorar a cultura brasileira, estimular a criatividade das crianças, além de promover a socialização e o desenvolvimento motor através de atividades lúdicas e educativas.

Relacionando o Carnaval à BNCC

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas e Corpo, gestos e movimentos.

Estas áreas são fundamentais para o desenvolvimento infantil e estão diretamente relacionadas com as atividades carnavalescas, que envolvem expressão artística e corporal. O Carnaval oferece uma oportunidade rica para trabalhar esses campos, permitindo às crianças explorar diferentes formas de expressão.

Objetivos

  • Explorar a cultura do Carnaval brasileiro, conhecendo suas origens, significados e diferentes formas de celebração pelo país.
  • Desenvolver a expressão corporal e a coordenação motora através de danças e marchinhas carnavalescas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística na confecção de máscaras, fantasias e instrumentos musicais.
  • Promover a socialização entre as crianças por meio de atividades em grupo.

Recursos

  • Músicas e marchinhas de Carnaval.
  • Materiais para artes: papel, cartolina, lápis de cor, tintas, cola, glitter.
  • Instrumentos musicais ou materiais para confeccioná-los (latas, garrafas plásticas, grãos para chocalho).
  • Espaço adequado para dança e desfile.
carnaval na educação infantil
Toque na imagem e saiba mais

Passo a Passo

  • Introdução ao Carnaval (30 minutos)
  • Conversa inicial sobre o que as crianças já sabem do Carnaval.
  • Breve explicação sobre a história e os diferentes modos de comemorar o Carnaval no Brasil.
  • Confecção de Máscaras e Fantasias (1 hora)
  • Distribuição de materiais para que as crianças criem suas próprias máscaras e fantasias carnavalescas.
  • Incentivo à liberdade de expressão, escolha de cores e materiais.
  • Aprendizado de Marchinhas e Danças (1 hora)
  • Audição e canto de marchinhas de Carnaval tradicionais.
  • Ensino de passos simples de dança que as crianças possam seguir.
  • Oficina de Instrumentos Musicais (1 hora)
  • Utilização de materiais recicláveis para a criação de chocalhos, tambores e outros instrumentos.
  • Experimentação dos instrumentos criados ao som das marchinhas.
  • Desfile de Carnaval na educação infantil (1 hora)
  • Organização de um pequeno desfile pela escola ou espaço externo, permitindo que as crianças mostrem suas fantasias e toquem os instrumentos criados.
  • Encorajamento da participação de todos, promovendo a inclusão e a diversão coletiva.

Conclusão

Trabalhar o Carnaval na Educação Infantil vai além da diversão, sendo uma oportunidade de enriquecimento cultural, desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas. Ao finalizar as atividades, é importante conversar com as crianças sobre o que elas aprenderam e o que mais gostaram, reforçando a importância do respeito pelas diferentes formas de expressão cultural.

Dúvidas sobre como abordar o carnaval na educação infantil:

  • Como adaptar as atividades para crianças de diferentes idades?
    Ajuste o nível de complexidade das atividades de artesanato e a escolha das músicas de acordo com a faixa etária.
  • É possível incluir outras áreas do conhecimento nas atividades de Carnaval?
    Sim, é possível integrar noções básicas de matemática ao contar ritmos, por exemplo, ou explorar a geografia e história ao falar sobre as origens do Carnaval e suas variações regionais.
  • Como envolver as famílias nas atividades de Carnaval?
    Encoraje as famílias a participarem do desfile de Carnaval ou a contribuírem com materiais para as oficinas de artes e música.

Este plano é uma base flexível, que pode ser adaptada conforme as necessidades e interesses específicos de cada grupo de crianças, sempre visando proporcionar uma experiência educativa, inclusiva e divertida.

Avatar de Maria Clara
Acadêmica de Pedagogia, Mãe da Ísis e do Noah e apaixonada por atividades e recursos didáticos para educação infantil.