Pular para o conteúdo

Dinâmica do Abraço na Educação Infantil de Acordo com a BNCC

A dinâmica do abraço na educação infantil é uma atividade poderosa e significativa, que promove a empatia, o afeto e a compreensão entre as crianças. Em um ambiente escolar onde o desenvolvimento emocional e social é tão crucial quanto o acadêmico, essa prática se destaca por sua simplicidade e impacto profundo no fortalecimento dos laços entre os alunos, além de contribuir para a criação de um clima escolar mais acolhedor e seguro.

Relacionando a Dinâmica do Abraço à BNCC

Campo de Experiência: O eu, o outro e o nós

Código: EI03EO03

Este plano de aula alinha-se ao campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando a importância das relações interpessoais, do reconhecimento das emoções e do desenvolvimento da empatia e do cuidado mútuo entre as crianças.

plano de aula 1
Dinâmica do Abraço na Educação Infantil de Acordo com a BNCC 2

Plano de Aula: Dinâmica do Abraço

Tema: Dinâmica do Abraço

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 1 hora

Objetivos Gerais:

  • Promover o desenvolvimento socioemocional das crianças.
  • Estimular a expressão de afetividade e empatia entre os pares.
  • Fortalecer os vínculos de amizade e companheirismo no ambiente escolar.

Recursos:

  • Música suave para o momento do abraço.
  • Espaço seguro e confortável na sala de aula ou em área externa.

Passo a Passo:

  1. Introdução à Atividade (10 minutos):
  • Conversar com as crianças sobre a importância do afeto, perguntando como se sentem ao dar e receber abraços.
  • Explicar o que é a dinâmica do abraço e como ela será realizada.
  1. Preparação para o Abraço (10 minutos):
  • Organizar as crianças em um grande círculo e orientá-las a fechar os olhos e pensar em algo bom.
  • Colocar uma música suave ao fundo para criar um ambiente acolhedor.
  1. Realização da Dinâmica (20 minutos):
  • Instruir as crianças a se aproximarem umas das outras, uma de cada vez, para um abraço sincero, respeitando o espaço pessoal e o conforto de cada um.
  • Encorajar as crianças a expressarem palavras gentis durante o abraço, como “você é meu amigo” ou “eu gosto muito de você”.
  1. Roda de Conversa (15 minutos):
  • Após a dinâmica, reunir as crianças em roda e conversar sobre a experiência: como se sentiram, o que gostaram mais e a importância do gesto de abraçar.
  1. Encerramento (5 minutos):
  • Concluir a atividade com um abraço coletivo, reforçando a ideia de união e amizade entre todos.

Conclusão

A dinâmica do abraço na educação infantil vai além de um simples gesto de carinho; ela é uma ferramenta educativa poderosa que ensina valores como empatia, respeito e amor ao próximo. Essa atividade não apenas enriquece o ambiente escolar, mas também contribui para o desenvolvimento emocional saudável das crianças, preparando-as para se tornarem adultos mais conscientes e afetuosos. Ao integrar práticas como esta no cotidiano escolar, promovemos uma educação que abraça a totalidade do ser, preparando nossos alunos não só academicamente, mas também como seres humanos integrais.

Principais Dúvidas Sobre a Dinâmica do Abraço

  • Como adaptar a dinâmica para crianças tímidas?
  • Encoraje a participação gradual, oferecendo apoio e permitindo que observem inicialmente, se necessário, até se sentirem confortáveis para se juntar.
  • E se uma criança não quiser participar do abraço?
  • Respeite a vontade da criança, sugerindo que ela possa participar de outra forma, como sendo a responsável pela música ou apenas participando da roda de conversa.
  • Como garantir que todos se sintam incluídos?
  • Certifique-se de que cada criança receba um abraço de todos, promovendo a inclusão e evitando que alguém se sinta deixado de fora.
  • O que fazer se não houver espaço adequado?
  • Adapte a atividade para um espaço disponível, garantindo a segurança e o conforto das crianças, mesmo que seja em um espaço menor ou em turnos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *