Pular para o conteúdo

Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula na Educação Infantil Alinhada à BNCC

O primeiro dia de aula na Educação Infantil é um momento fundamental, cheio de expectativas e novidades tanto para as crianças quanto para os educadores. É essencial criar uma atmosfera acolhedora e divertida, que ajude os pequenos a se adaptarem ao novo ambiente e a estabelecerem laços com colegas e professores. Uma dinâmica bem planejada pode ser a chave para iniciar esse processo de forma lúdica e significativa.

Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula e a BNCC

A dinâmica para o primeiro dia de aula se alinha ao campo de experiência da BNCC: “O eu, o outro e o nós”. Esse campo visa promover a construção da identidade, o reconhecimento da diversidade e o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis.

Campo de Experiência (BNCC): O eu, o outro e o nós – EI02EO03: “Perceber que suas ações têm efeitos nas outras crianças e nos adultos”.

Plano de Aula: Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula na Educação Infantil

Tema: Dinâmica de Integração e Acolhimento

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: 2 horas

Objetivos Gerais:

Recursos:

Passo a Passo:

Conclusão

A dinâmica proposta para o primeiro dia de aula na Educação Infantil visa criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde as crianças possam se sentir seguras e livres para expressar suas emoções e expectativas. Através de atividades lúdicas, promove-se a integração, a comunicação e a construção de vínculos, alinhando-se aos objetivos da BNCC e contribuindo para um início de ano letivo positivo e acolhedor.

Perguntas Frequentes Sobre a Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula

1 comentário em “Dinâmica para o Primeiro Dia de Aula na Educação Infantil Alinhada à BNCC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *