Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Explorando os Elementos da Natureza na Educação Infantil

Introdução

O contato com os elementos da natureza é essencial no desenvolvimento infantil, oferecendo experiências ricas e diversificadas. Através desta abordagem, pretendemos despertar nas crianças a curiosidade e o respeito pelo ambiente natural, alinhando esta exploração com as diretrizes da BNCC.

Relação com a BNCC

Palavra-chave: Elementos da Natureza

Campo de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Código equivalente na BNCC: EI03ET05 – Explorar o ambiente pela observação e manipulação de objetos, experimentando e fazendo descobertas.

Tema: Explorando os Elementos da Natureza

Faixa Etária: 4 a 5 anos

Duração: Aproximadamente 2 horas

Objetivos Gerais

  • Despertar o interesse e a curiosidade sobre os elementos da natureza (água, terra, ar, e fogo).
  • Promover a observação e a exploração do ambiente natural de forma segura e respeitosa.
  • Incentivar a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  • Desenvolver habilidades de investigação e experimentação.

Recursos

  • Recipientes com água, pedras, folhas, gravetos e outros elementos naturais.
  • Lupa.
  • Imagens de paisagens naturais.
  • Livros infantis sobre a natureza.
  • Materiais para desenho (papel, lápis de cor, giz de cera).

Passo a Passo

1. Roda de Conversa (15 minutos):

  • Iniciar com uma conversa sobre os diferentes elementos da natureza e sua importância para a vida no planeta.
  • Mostrar imagens de paisagens naturais e discutir o que as crianças observam nessas imagens.

2. Exploração Sensorial (30 minutos):

  • Organizar estações de exploração com diferentes elementos da natureza: uma com água, outra com terra, pedras, folhas, etc.
  • Incentivar as crianças a tocarem, cheirarem e observarem os materiais, utilizando a lupa para uma observação mais detalhada.

3. Atividade Prática (30 minutos):

  • Propor uma atividade prática como plantar uma semente em pequenos vasos ou montar um terrário simples, explicando o processo de crescimento das plantas e a importância da água e do solo.

4. Arte com Elementos da Natureza (30 minutos):

  • Convidar as crianças a criarem obras de arte utilizando os elementos naturais coletados. Por exemplo, colagem com folhas e gravetos ou pintura com terra.

5. Conclusão e Reflexão (15 minutos):

  • Reunir as crianças para uma roda de conversa sobre o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades.
  • Enfatizar a importância de cuidar da natureza e discutir pequenos gestos do dia a dia que podem ajudar na preservação do meio ambiente.

Conclusão

Este plano de aula sobre os elementos da natureza é uma oportunidade para as crianças explorarem e se maravilharem com o mundo natural. Ao promover atividades que estimulam a observação, a experimentação e a expressão artística, contribuímos para o desenvolvimento integral dos pequenos, alinhado aos objetivos da BNCC.

FAQ

  • Por que é importante ensinar sobre os elementos da natureza na Educação Infantil? O ensino sobre os elementos da natureza ajuda no desenvolvimento da consciência ambiental desde cedo, além de estimular a curiosidade e habilidades de observação nas crianças.
  • Como posso adaptar essas atividades para diferentes espaços? As atividades podem ser adaptadas utilizando recursos disponíveis localmente e adequando os espaços internos ou externos conforme a necessidade. A exploração da natureza pode ser feita até mesmo em pequenos jardins ou parques próximos.
  • Como incluir crianças com diferentes habilidades nessas atividades? Todas as atividades propostas podem ser adaptadas para incluir crianças com diferentes habilidades, garantindo que os materiais e o nível de desafio sejam adequados para todos. O importante é oferecer suporte e incentivar a participação ativa de cada criança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *