Pular para o conteúdo

Plano de Aula sobre Fábulas na Educação Infantil

Introdução

As Fábulas na Educação Infantil constituem uma ferramenta extraordinária no processo educativo das crianças, pois, além de entreter, ensinam valores morais de forma lúdica e acessível. Através das histórias de animais que falam e agem como humanos, os pequenos aprendem sobre ética, respeito, amizade e as consequências de nossas ações.

Relacionando as Fábulas à BNCC

Campo de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação

Código: EF03LP26

Este plano de aula tem como foco o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação“, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incentivando as crianças a desenvolverem a capacidade de ouvir atentamente, expressar suas ideias e usar a imaginação por meio do contato com as fábulas.

Objetivos

  • Gerais:
    • Despertar o interesse pela leitura e interpretação de histórias;
    • Incentivar a reflexão sobre os valores morais apresentados nas fábulas.
  • Específicos:
    • Identificar as mensagens e valores transmitidos pelas fábulas;
    • Estimular a imaginação e criatividade ao recriar as histórias ou inventar novos finais;
    • Promover a expressão oral e a capacidade de escuta atenta.

Faixa Etária

Educação Infantil (4 a 6 anos)

Duração

Aproximadamente 3 horas.

Recursos

  • Coleção de fábulas ilustradas;
  • Materiais de arte (papel, lápis de cor, giz de cera);
  • Dispositivo de áudio para escutar fábulas narradas;
  • Fantoches de animais ou bonecos.

Passo a Passo

  1. Introdução às Fábulas (30 minutos):
    • Comece a aula apresentando o conceito de fábulas, destacando a presença de animais como personagens que possuem características humanas e ensinam lições de moral.
    • Leia uma fábula curta para a turma e discuta os principais elementos da história.
  2. Atividade de Escuta e Imaginação (30 minutos):
    • Utilize um dispositivo de áudio para tocar a narração de uma fábula. Peça às crianças para fecharem os olhos e imaginarem a cena enquanto ouvem.
    • Após a escuta, converse sobre a história ouvida, explorando a moral da fábula e como ela se aplica em nosso dia a dia.
  3. Atividade Criativa (1 hora):
    • Distribua materiais de arte e proponha que as crianças desenhem sua parte favorita da fábula ou um novo final para a história.
    • Incentive a criatividade, permitindo que inventem novos personagens ou morais.
  4. Teatro de Fábulas (1 hora):
    • Divida a turma em pequenos grupos e atribua uma fábula para cada um. Os grupos deverão preparar uma pequena encenação da história, podendo usar fantoches, bonecos ou eles mesmos como personagens.
    • Apresente as encenações para a turma, promovendo um ambiente de respeito e apreciação pelo trabalho dos colegas.

Conclusão

Ao final deste plano de aula, espera-se que as crianças tenham desenvolvido não só um apreço pelas fábulas como forma de entretenimento, mas também uma compreensão profunda dos valores e lições de vida que elas transmitem. Este enfoque no desenvolvimento ético e moral, alinhado com o estímulo à criatividade e expressão individual, é fundamental na formação de cidadãos conscientes e reflexivos.

FAQ

  • As fábulas são adequadas para todas as idades na Educação Infantil?
    • Sim, as fábulas podem ser adaptadas e escolhidas de acordo com a faixa etária, garantindo que a mensagem seja compreendida e apreciada por todos.
  • É possível integrar outras áreas do conhecimento ao trabalhar com fábulas?
    • Definitivamente, as fábulas oferecem oportunidades para explorar linguagem, artes, ética e comportamento social, entre outras áreas.
  • Como avaliar o aprendizado das crianças com este plano de aula?
    • A avaliação pode ser feita por meio da observação da participação nas discussões, da criatividade nas atividades artísticas e da colaboração durante o teatro de fábulas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *