Música de Boa Tarde na Educação Infantil: Harmonia e Aprendizado nas Salas de Aula

Música de Boa Tarde na Educação Infantil

A música possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil, sendo uma ferramenta poderosa para a expressão de sentimentos, comunicação e aprendizado. Nesta aula, focaremos em como a Música de Boa Tarde na Educação Infantil pode ser utilizada para encerrar o dia na escola de forma lúdica e relaxante, promovendo um ambiente acolhedor e de bem-estar entre as crianças.

Introdução à Música de Boa Tarde na Educação Infantil

A música possui um poder extraordinário de tocar nossas vidas, especialmente na infância. Na educação infantil, a introdução de músicas adequadas durante a tarde não é apenas uma pausa divertida, mas uma ferramenta educacional poderosa. Esses momentos musicais enriquecem a experiência de aprendizagem, promovendo não apenas o desenvolvimento cognitivo e emocional, mas também social e físico das crianças.

Selecionando a Música Certa para Crianças Pequenas

A escolha da música para os pequenos ouvintes deve ser feita com cuidado, considerando não só a faixa etária mas também o conteúdo, ritmo e a mensagem que transmite. Canções com melodias alegres, letras simples e repetitivas são ideais, pois facilitam a memorização e o canto coletivo. Incorporar atividades musicais interativas, como danças, acompanhamento com instrumentos simples ou gestos, pode transformar a tarde em um momento mágico de aprendizado e diversão.

Integrando Música na Rotina Diária

Inserir a música na rotina diária das crianças oferece uma transição suave entre as atividades, ajudando a manter um ambiente calmo e focado. Após o almoço, por exemplo, uma música tranquila pode preparar as crianças para uma tarde de atividades enquanto uma canção animada pode ser o estímulo necessário para despertar o entusiasmo para o restante do dia.

Benefícios da Música no Desenvolvimento Infantil

A música estimula áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, raciocínio lógico e coordenação motora. Através dela, as crianças aprendem novos vocabulários, conceitos matemáticos básicos como contagem e sequências, além de desenvolverem habilidades sociais ao compartilhar canções e movimentos em grupo. A música também serve como uma ferramenta essencial para expressar emoções e experiências, contribuindo para o desenvolvimento emocional saudável.

Criando um Ambiente Musical em Casa e na Escola

Criar espaços dedicados à música, com instrumentos acessíveis e um acervo variado de canções, incentiva as crianças a explorarem seus talentos e preferências musicais. A colaboração com as famílias é fundamental, sugerindo atividades musicais que possam ser feitas em casa, fortalecendo o vínculo familiar e o interesse pela música.

Música de Boa Tarde Educação Infantil

Implementar sessões musicais na educação infantil requer planejamento e criatividade. A seleção de instrumentos musicais apropriados para a idade e a capacidade das crianças é crucial para garantir uma experiência enriquecedora. Estas sessões devem ser inclusivas, permitindo que cada criança participe de maneira significativa, independentemente de suas habilidades musicais.

Música de Boa Tarde na Educação Infantil
Música de Boa Tarde na Educação Infantil

Relação com a BNCC

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

Este plano de aula está alinhado ao campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), explorando como as crianças podem expressar-se e comunicar-se através da música, além de utilizar sua imaginação e criatividade.

Faixa Etária: 4 a 6 anos

Duração: 1 hora

Objetivos Gerais

  • Desenvolver a apreciação musical nas crianças.
  • Promover um ambiente tranquilo e agradável para o encerramento das atividades diárias.
  • Estimular a expressão de sentimentos e emoções através da música.
  • Fortalecer a rotina de despedida entre as crianças e educadores.

Recursos

  • Instrumentos musicais simples (como chocalhos, tamborins, flautas).
  • Aparelho de som ou caixa de música.
  • Playlist com músicas de boa tarde apropriadas para a faixa etária.
  • Espaço confortável e acolhedor.

Passo a Passo

  1. Preparação do Ambiente (10 minutos):
    • Organize um espaço acolhedor e confortável, com almofadas e tapetes, onde as crianças possam sentar-se relaxadamente.
    • Coloque uma música de fundo suave enquanto as crianças se acomodam.
  2. Exploração Musical (15 minutos):
    • Apresente diferentes instrumentos musicais às crianças, permitindo que cada uma explore os sons de forma livre.
    • Encoraje as crianças a expressarem o que sentem ao ouvir cada som.
  3. Círculo Musical (15 minutos):
    • Forme um círculo com as crianças e passe um instrumento musical para que cada uma possa tocar um pouco, enquanto as outras ouvem atentamente.
    • Este momento promove a escuta ativa e o respeito pelo turno do colega.
  4. Música de Boa Tarde (10 minutos):
    • Introduza a música de boa tarde selecionada, explicando que esse será um momento especial de despedida do dia.
    • Toque a música e incentive as crianças a cantarem juntas, criando um clima de serenidade e companheirismo.
  5. Relaxamento e Despedida (10 minutos):
    • Após a música, proponha um breve momento de relaxamento, pedindo às crianças que fechem os olhos e respirem profundamente algumas vezes.
    • Finalize a aula com uma roda de conversa rápida, onde cada criança pode expressar como se sentiu durante a atividade e dizer uma boa tarde aos amigos e educadores.

Conclusão

A utilização da música de boa tarde na educação infantil não apenas ajuda a estabelecer uma rotina agradável de encerramento das atividades, como também favorece o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Este plano de aula é uma forma de integrar a música de maneira significativa na rotina das crianças, promovendo momentos de calma, expressão e conexão.

Perguntas Frequentes

Como a música influencia o comportamento das crianças?

A música tem o poder de acalmar, estimular e até melhorar a concentração das crianças, influenciando positivamente seu comportamento e disposição.

Qual é a melhor hora do dia para a prática musical na educação infantil?

O período da tarde, após o almoço, é ideal para atividades musicais, pois ajuda na transição para as atividades do restante do dia, revitalizando as crianças.

Como envolver crianças tímidas em atividades musicais?

Incentivar a participação em grupo e oferecer diversos instrumentos musicais para exploração pode ajudar crianças tímidas a se sentirem mais confortáveis e engajadas.

Avatar de Lucimara de Sousa Araujo
Lucimara de Sousa Araujo é redatora do blog AgoraVocêSabe, focado em educação infantil. Com experiência em ensino, ela cria planos de aula e atividades para inspirar educadores e pais, promovendo aprendizado lúdico e desenvolvimento integral das crianças.