Plano de Aula Carnaval na Educação Infantil Alinhado à BNCC

plano de aula carnaval educação infantil

Abordar o Carnaval na educação infantil é muito importante pois se trata de uma festa popular celebrada em diversos países ao redor do mundo, sendo no Brasil um dos eventos mais emblemáticos e coloridos. Esta festividade é marcada por música, dança, fantasias e, sobretudo, muita alegria. Na Educação Infantil, o Carnaval se apresenta como uma excelente oportunidade para explorar aspectos culturais, sociais, e desenvolver habilidades motoras e criativas nas crianças.

Relação com a BNCC

Campo de Experiência:

  1. Traços, sons, cores e formas;
  2. O eu, o outro e o nós;
  3. Corpo, gestos e movimentos.

Essas áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças e serão exploradas neste plano de aula, alinhando o tema Carnaval às competências e habilidades previstas.

Objetivos do Pano de Aula Sobre Carnaval

  • Gerais:
    • Explorar a cultura do Carnaval de forma lúdica e educativa.
    • Desenvolver a expressão corporal e a criatividade através de músicas e danças típicas do Carnaval.
    • Promover a socialização e o respeito às diferentes manifestações culturais.
  • Específicos:
    • Conhecer a origem e os diferentes tipos de festas de Carnaval pelo Brasil.
    • Explorar cores, formas e sons característicos do Carnaval.
    • Criar máscaras e fantasias utilizando diversos materiais.
    • Participar de um desfile de Carnaval simbólico na escola.

Recursos

  • Materiais recicláveis para confecção de instrumentos musicais (garrafas PET, latas, papelão).
  • Tecidos coloridos, lantejoulas, cola, tesoura sem ponta, papel colorido para a confecção de fantasias e máscaras.
  • Caixa de som para reprodução de músicas de Carnaval.
  • Espaço amplo para a realização das atividades práticas.
plano de aula carnaval educacao infantil bncc
Plano de Aula Carnaval na Educação Infantil Alinhado à BNCC 5

Desenvolvimento

Aquecimento (15 minutos):

  • Iniciar com uma roda de conversa sobre o Carnaval, questionando as crianças sobre o que sabem da festa e compartilhando curiosidades.

Atividade 1: História e Cultura do Carnaval (30 minutos):

  • Contar brevemente a história do Carnaval e suas diferentes manifestações pelo Brasil, utilizando imagens e músicas para ilustrar.

Atividade 2: Confecção de Instrumentos Musicais (45 minutos):

  • Utilizar materiais recicláveis para criar instrumentos musicais simples. Cada criança poderá construir seu próprio instrumento, explorando sons e ritmos.

Atividade 3: Oficina de Fantasias e Máscaras (60 minutos):

  • Fornecer materiais diversos para que as crianças possam criar suas próprias máscaras e fantasias de Carnaval, incentivando a criatividade e a expressão individual.

Atividade 4: Aula de Dança de Carnaval (30 minutos):

  • Ensinar passos básicos de danças típicas do Carnaval brasileiro, como frevo, samba e maracatu, promovendo a expressão corporal e o ritmo.

Encerramento (Desfile de Carnaval na Escola – 30 minutos):

  • Organizar um pequeno desfile de Carnaval com as crianças, permitindo que elas mostrem suas fantasias, máscaras e os instrumentos musicais que criaram. Reproduzir músicas de Carnaval para acompanhar o desfile.

Conclusão

O Carnaval, com sua riqueza cultural e energia contagiante, oferece uma oportunidade incrível para trabalhar diversos aspectos do desenvolvimento infantil na Educação Infantil. Este plano de aula buscou não apenas introduzir as crianças à festividade do Carnaval, mas também promover habilidades sociais, criativas e motoras, alinhadas aos campos de experiência da BNCC. Através de atividades como a confecção de instrumentos musicais, oficinas de fantasias e máscaras, e aulas de dança, foi possível explorar o tema de forma integrada e significativa, proporcionando um aprendizado rico e divertido.

Principais perguntas sobre o plano de aula:

  • Como adaptar as atividades para crianças menores?
    • Simplifique as atividades, focando em elementos sensoriais como texturas e cores, e utilize músicas com ritmos suaves.
  • O que fazer se não tiver acesso a materiais recicláveis?
    • Explore materiais disponíveis na sala de aula, como papéis, tecidos e itens de artesanato, para a confecção de máscaras e fantasias.
  • Como incluir crianças com necessidades especiais?
    • Adapte as atividades para serem inclusivas, considerando as habilidades individuais de cada criança, e promova a participação de todos de forma que se sintam confortáveis e valorizados.

Avatar de Maria Clara
Acadêmica de Pedagogia, Mãe da Ísis e do Noah e apaixonada por atividades e recursos didáticos para educação infantil.