Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Corpo Gestos e Movimentos para Educação Infantil

Corpo, gestos e movimentos são componentes fundamentais no desenvolvimento infantil, especialmente na Educação Infantil. Este plano de aula focará nesses aspectos, explorando como as crianças podem entender e expressar-se através de seu próprio corpo.

Relação com a BNCC

O tema “Corpo, gestos e movimentos” está alinhado com o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essencial para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças.

Plano de Aula: Explorando Corpo, Gestos e Movimentos na Educação Infantil

Tema: Explorando Corpo, Gestos e Movimentos

Faixa Etária: 4 a 6 anos

Duração: 3 horas (dividido em duas sessões de 1,5 horas cada)

Objetivos Gerais:

Campos de Experiência (BNCC):

Corpo, gestos e movimentos:

Recursos:

Passo a Passo:

Sessão 1: Consciência Corporal e Expressão

Sessão 2: Coordenação Motora e Trabalho em Equipe

Atividade de Casa (5 minutos):

Este plano de aula visa proporcionar às crianças uma experiência rica em corpo, gestos e movimentos, promovendo habilidades essenciais para seu desenvolvimento integral, de acordo com as diretrizes da BNCC.

Conclusão

O envolvimento com atividades que exploram corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento das crianças. Através destas atividades, elas não só melhoram suas habilidades motoras, mas também aprendem sobre expressão, comunicação e trabalho em equipe.

Perguntas Frequentes Sobre Corpo Gestos e Movimentos

1. Qual a importância de trabalhar corpo, gestos e movimentos na Educação Infantil?

2. Como as atividades de movimento ajudam no desenvolvimento infantil?

3. Este plano de aula é adequado para todas as crianças?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *