Pular para o conteúdo

Plano de Aula Educação Física de Acordo com a BNCC

A Educação Física desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo aspectos físicos, mentais e sociais. O plano de aula educação física tem como objetivo promover a importância da atividade física, incentivando hábitos saudáveis e a cooperação entre os alunos. Através de atividades dinâmicas e lúdicas, os estudantes poderão explorar suas capacidades, superar desafios e fortalecer o respeito mútuo e a camaradagem.

Relação com a BNCC

Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos

Código: EF01EF06 – Experimentar e fruir diferentes ritmos, velocidades e fluxos nas brincadeiras e jogos.

plano de aula educação fisica
Plano de Aula Educação Física de Acordo com a BNCC 2

Tema: Jogos Cooperativos e Habilidades Motoras

Faixa Etária: 6 a 10 anos

Duração: 2 horas

Objetivos Gerais:

  • Desenvolver habilidades motoras básicas como correr, saltar, lançar e pegar.
  • Promover a cooperação e o espírito de equipe entre os alunos.
  • Estimular o respeito, a inclusão e a diversão através de atividades físicas.
  • Incentivar a importância do aquecimento e do alongamento para a prevenção de lesões.

Recursos:

  • Bolas de diferentes tamanhos e pesos.
  • Cones, cordas e arcos.
  • Música para atividades rítmicas.
  • Espaço amplo e seguro para as atividades ao ar livre.

Passo a Passo:

  1. Aquecimento (15 minutos):
  • Iniciar com uma breve sessão de alongamentos leves e jogos de aquecimento como “corrida de saco” ou “pular corda” em grupo, para preparar o corpo para a atividade física intensa.
  1. Jogos de Cooperação (45 minutos):
  • Circuito Cooperativo: Montar um circuito com estações que exigem trabalho em equipe para serem completadas. Exemplo: uma estação onde os alunos devem se ajudar a atravessar um “rio” usando apenas algumas “pedras” (arcos).
  • Bola ao Alvo: Formar equipes que devem trabalhar juntas para acertar alvos com a bola. Cada equipe terá que desenvolver uma estratégia para que todos participem.
  1. Estafetas e Corridas (30 minutos):
  • Organizar corridas de estafetas que promovam a velocidade, agilidade e coordenação. Incluir variações como corrida de três pernas ou corrida com obstáculos.
  1. Jogos de Relaxamento e Descompressão (20 minutos):
  • Concluir com jogos mais calmos, como yoga para crianças ou atividades de respiração profunda, para acalmar o corpo e a mente após as atividades intensas.
  1. Roda de Conversa (10 minutos):
  • Finalizar com uma roda de conversa, discutindo o que aprenderam sobre trabalho em equipe, respeito pelas habilidades dos outros e a importância da atividade física regular.

Conclusão

A Educação Física vai além do desenvolvimento das habilidades motoras; ela é uma ferramenta essencial para ensinar valores como cooperação, respeito e autoestima. As atividades propostas neste plano de aula buscam promover não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional e social dos alunos, preparando-os para um estilo de vida ativo e saudável.

Perguntas sobre o Plano de Aula Educação Física

  • Como adaptar as atividades para diferentes faixas etárias?
    As atividades podem ser simplificadas ou tornadas mais desafiantes, ajustando a complexidade do circuito ou dos jogos de acordo com a idade e habilidade dos alunos.
  • O que fazer se o espaço for limitado?
    Muitas atividades podem ser adaptadas para espaços menores, focando em jogos que requerem menos movimentação ampla ou utilizando estações rotativas para economizar espaço.
  • Como garantir a segurança durante as atividades?
    Sempre supervisione as atividades, mantenha um kit de primeiros socorros acessível e assegure-se de que o espaço esteja livre de obstáculos perigosos. Instrua os alunos sobre a importância do aquecimento e do alongamento para prevenir lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *