Pular para o conteúdo

Plano de Aula: Recorte e Colagem na Educação Infantil

Introdução

O uso de atividades do Plano de Aula: Recorte e Colagem na Educação Infantil é uma excelente maneira de desenvolver habilidades motoras finas, criatividade e percepção visual nas crianças. Essas atividades não apenas entretêm e engajam os pequenos, mas também promovem um aprendizado significativo, relacionando-se diretamente com diversos campos de experiência propostos pela BNCC.

Relação com a BNCC

Palavra-chave: Recorte e Colagem

Campo de Experiência: Traços, sons, cores e formas.

Código equivalente na BNCC: EI03TS03 – Explorar e manipular diferentes objetos e materiais para expressar ideias artísticas e criativas.

Objetivos Gerais

  • Desenvolver a coordenação motora fina por meio de atividades de recorte e colagem.
  • Estimular a expressão artística e criativa das crianças.
  • Promover o reconhecimento e a diferenciação de formas, cores e texturas.
  • Encorajar a autonomia e a decisão no processo de criação artística.

Recursos

  • Papéis coloridos de diferentes texturas.
  • Tesouras sem ponta adequadas para a idade das crianças.
  • Cola branca e cola bastão.
  • Revistas velhas para recorte.
  • Imagens diversas para inspiração.
  • Lápis de cor, giz de cera e canetinhas.

Passo a Passo

1. Introdução à Atividade (15 minutos):

  • Conversa inicial sobre o que é recorte e colagem, perguntando às crianças se já realizaram atividades semelhantes anteriormente.
  • Apresentação dos materiais que serão utilizados, explicando como manusear a tesoura e a cola com segurança.

2. Exploração dos Materiais (20 minutos):

  • Permitir que as crianças manuseiem livremente os papéis coloridos, tesouras e cola, explorando texturas e formas.
  • Orientar os pequenos a rasgarem papéis com as mãos, desenvolvendo a percepção tátil.

3. Demonstração (10 minutos):

  • Realizar uma breve demonstração de como fazer recortes de formas simples e como aplicar cola sem exageros.

4. Atividade de Recorte e Colagem (40 minutos):

  • Propor que cada criança crie uma composição livre ou baseada em temas sugeridos (animais, paisagens, personagens).
  • Circular pela sala oferecendo ajuda e encorajamento, destacando a importância do processo criativo mais do que o resultado final.

5. Exposição das Obras (15 minutos):

  • Organizar uma pequena exposição com as obras criadas pelas crianças, permitindo que compartilhem suas criações e falem sobre elas com o grupo.

6. Conversa Final (10 minutos):

  • Refletir com as crianças sobre a experiência de recorte e colagem, perguntando o que aprenderam e o que mais gostaram de fazer.

Conclusão

A atividade de recorte e colagem é uma ferramenta pedagógica poderosa na Educação Infantil, promovendo o desenvolvimento de habilidades importantes de maneira lúdica e criativa. Ao permitir que as crianças expressem suas ideias através da arte, também contribuímos para o desenvolvimento da sua autoestima e capacidade de expressão.

FAQ

  • As crianças precisam seguir modelos pré-definidos para suas colagens? Não, o ideal é que elas tenham liberdade criativa para expressar suas próprias ideias e sentimentos através da atividade.
  • Como garantir a segurança das crianças durante o uso de tesouras? Utilizando tesouras sem ponta e adequadas para a faixa etária, além de supervisionar constantemente a atividade.
  • É possível integrar outras áreas do conhecimento nesta atividade? Sim, atividades de recorte e colagem podem ser integradas com matemática (contagem, formas geométricas), ciências (ciclo da vida, partes de uma planta) e literatura (histórias e personagens), entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *