Pular para o conteúdo

Atividade de Coordenação Motora na Educação Infantil Alinhada à BNCC

A coordenação motora é uma habilidade crucial no desenvolvimento infantil, essencial para a realização de diversas atividades cotidianas e acadêmicas. No contexto educacional, a promoção de atividades que estimulem tanto a coordenação motora fina quanto a grossa é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.

Relação com a BNCC

O plano de aula proposto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Traços, sons, cores e formas”. Esses campos são essenciais para o desenvolvimento de habilidades motoras e a expressão criativa das crianças na faixa etária da educação infantil.

Plano de Aula: Desenvolvendo a Coordenação Motora na Educação Infantil

Tema: Desenvolvendo a Coordenação Motora

Faixa Etária: 4 a 6 anos

Duração: 3 horas (dividido em duas sessões de 1,5 horas cada)

Objetivos Gerais

Recursos

Passo a Passo

Sessão 1: Exploração Artística e Coordenação Fina

Sessão 2: Coordenação Motora Grossa e Brincadeiras

Encerramento

Finalizar com uma roda de conversa, permitindo que as crianças expressem o que aprenderam e o que mais gostaram nas atividades. Reforçar a importância da coordenação motora para diversas atividades do dia a dia.

Conclusão

Através deste plano de aula, visamos desenvolver habilidades motoras essenciais nas crianças da educação infantil, de forma lúdica e significativa. As atividades propostas buscam não apenas aprimorar a coordenação motora, mas também promover a expressão criativa, a socialização e a autoestima, fundamentais para o desenvolvimento integral dos pequenos.

FAQ

Pode-se adaptar as atividades para crianças mais novas ou mais velhas?

Sim, as atividades podem ser adaptadas em complexidade, de acordo com a faixa etária e as habilidades motoras das crianças.

Quais são os benefícios de trabalhar a coordenação motora na educação infantil?

Trabalhar a coordenação motora ajuda no desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças, além de prepará-las para desafios futuros, como a escrita e outras atividades escolares.

É necessário usar todos os materiais listados?

Não, os materiais podem ser adaptados conforme disponibilidade, sempre buscando alternativas que cumpram o objetivo das atividades propostas.

1 comentário em “Atividade de Coordenação Motora na Educação Infantil Alinhada à BNCC”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *