Atividade de Coordenação Motora na Educação Infantil Alinhada à BNCC

Coordenação Motora na Educação Infantil

A coordenação motora é uma habilidade crucial no desenvolvimento infantil, essencial para a realização de diversas atividades cotidianas e acadêmicas. No contexto educacional, a promoção de atividades que estimulem tanto a coordenação motora fina quanto a grossa é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças.

Relação com a BNCC

O plano de aula proposto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nos campos de experiência “Corpo, gestos e movimentos” e “Traços, sons, cores e formas”. Esses campos são essenciais para o desenvolvimento de habilidades motoras e a expressão criativa das crianças na faixa etária da educação infantil.

  • Campo de Experiência: Corpo, gestos e movimentos
  • Código: EI03EF03
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Atividade de Coordenação Motora na Educação Infantil Alinhada à BNCC 5

Plano de Aula: Desenvolvendo a Coordenação Motora na Educação Infantil

Tema: Desenvolvendo a Coordenação Motora

Faixa Etária: 4 a 6 anos

Duração: 3 horas (dividido em duas sessões de 1,5 horas cada)

Objetivos Gerais

  • Desenvolver a coordenação motora fina e grossa das crianças através de atividades lúdicas e interativas.
  • Estimular a criatividade, a expressão corporal e artística.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe entre as crianças.

Recursos

  • Materiais de arte (lápis de cor, papel, tintas, pincéis).
  • Brinquedos que estimulem a coordenação motora (blocos de montar, cordas, bolas).
  • Música para atividades de movimento.
  • Livros infantis com temáticas que possam ser associadas a movimentos ou atividades artísticas.

Passo a Passo

Sessão 1: Exploração Artística e Coordenação Fina

  • Recepção e Conversa Inicial (15 minutos): Criar um ambiente acolhedor e discutir com as crianças sobre a importância dos movimentos e como eles ajudam em nosso dia a dia.
  • Atividade de Desenho e Pintura (45 minutos): Fornecer diferentes materiais de arte para que as crianças possam explorar sua criatividade, focando na coordenação motora fina. Propor temas que incentivem a imaginação.
  • História Movimentada (30 minutos): Ler um livro infantil que envolva ação e movimento, convidando as crianças a imitar os movimentos dos personagens enquanto a história é contada.

Sessão 2: Coordenação Motora Grossa e Brincadeiras

  • Aquecimento Musical (15 minutos): Utilizar músicas animadas para promover atividades de dança ou movimentos simples que estimulem a coordenação grossa.
  • Circuito de Movimentos (45 minutos): Montar um circuito com estações de atividades diferentes, como saltar, pular corda, equilibrar-se em um pé só, entre outras.
  • Atividade de Construção (30 minutos): Usar blocos de montar ou outros materiais para promover a construção em grupo, estimulando tanto a coordenação fina quanto a capacidade de trabalhar em equipe.

Encerramento

Finalizar com uma roda de conversa, permitindo que as crianças expressem o que aprenderam e o que mais gostaram nas atividades. Reforçar a importância da coordenação motora para diversas atividades do dia a dia.

Conclusão

Através deste plano de aula, visamos desenvolver habilidades motoras essenciais nas crianças da educação infantil, de forma lúdica e significativa. As atividades propostas buscam não apenas aprimorar a coordenação motora, mas também promover a expressão criativa, a socialização e a autoestima, fundamentais para o desenvolvimento integral dos pequenos.

FAQ

Pode-se adaptar as atividades para crianças mais novas ou mais velhas?

Sim, as atividades podem ser adaptadas em complexidade, de acordo com a faixa etária e as habilidades motoras das crianças.

Quais são os benefícios de trabalhar a coordenação motora na educação infantil?

Trabalhar a coordenação motora ajuda no desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças, além de prepará-las para desafios futuros, como a escrita e outras atividades escolares.

É necessário usar todos os materiais listados?

Não, os materiais podem ser adaptados conforme disponibilidade, sempre buscando alternativas que cumpram o objetivo das atividades propostas.